Notícias da paróquia › 03/02/2020

Você sabe quem foi Nossa Senhora de Lourdes?

Nossa Senhora em Lourdes e sua devoção começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, França. Nesse dia, três amigas foram buscar lenha na mata que ficava perto da vila: Bernadete Soubirus de 14 anos, sua irmã Marie Toinette de 11 anos e a amiga Jeane Abadie, de 12 anos.

A caminho do rio Gave, passaram por uma gruta. Ali, Bernadete ouviu a voz de uma mulher chamando-a carinhosamente. A voz vinha de dentro da gruta. Curiosa e obediente, Bernadette entrou e viu a figura de uma jovem senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário de contas de pérolas em sua mão.

As duas começaram a rezar juntas e pouco depois, Maria desapareceu. Por um período de cinco meses, Nossa Senhora de Lourdes apareceu para as três meninas, sempre marcando o dia e a hora que iria aparecer para elas.

No ano de 1876 foi edificada a Basílica de Lourdes no local em que Maria havia aparecido. Um local que recebe anualmente milhões de peregrinos do mundo inteiro. Hoje este Santuário está em uma área com várias Igrejas e outras instituições construídas em torno da gruta.

Bernadete foi canonizada pelo Papa Pio XI no dia 8 de dezembro do ano de 1933 e Lourdes tornou-se um dos maiores locais de visitação dos peregrinos do mundo todo.

Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira da cidade de Arroio do Sal. A festa, que ocorre desde o ano passado, é celebrada no dia 11 de fevereiro. Neste ano, o tríduo em honra a ela terá início no dia 08 com missa, assim como nos dias 9 e 10, às 20:30h, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Na terça-feira, dia 11, após a missa das 20:30h teremos procissão luminosa com benção da saúde até a Praça da Emancipação.

Fotos da procissão luminosa de 11 de fevereiro de 2019