Diocese de Osório disponibiliza subsídio para a Semana Santa em Casa

A Comissão Diocesana de Liturgia e Ministérios da Diocese de Osório com a colaboração da irmã Penha Carpanedo, da Congregação Discípulas do Divino Mestre (Apostolado litúrgico), disponibiliza aos Clero e a todos fiéis subsídio para melhor celebrar em casa a Semana Santa.

De acordo com a irmã Penha, estamos vivendo um momento de grandes oportunidades e desafios. “Na impossibilidade de sair de nossas casas para participar das festas pascais com a comunidade, pensamos em um roteiro de liturgia para ser realizado em casa, individualmente, pela família, ou em pequenos núcleos. Optamos por roteiros que garantem o essencial de cada celebração litúrgica, de forma bem simples, que possam ser conduzidos por alguém da família, sem dificuldades”, explica irmã Penha.

“Semana Santa em casa, mas em unidade”

O bispo da Diocese de Osório emitiu ontem, quinta-feira, 2 de abril, orientações para melhor vivenciarmos a Semana Santa em casa, porém sem perder a unidade com toda a Igreja. A dimensão de celebrar entre familiares é destacada por irmã Penha, ao afirmar que “é Jesus mesmo que dá legitimidade a essas pequenas igrejas nas casas. Em sua vida, muitas vezes ele visitou as casas, sentou-se à mesa, conviveu com as pessoas. Foi ele quem disse: ‘onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles’.”

Depois de sua ressurreição, as comunidades cristãs se reuniam nas casas, na continuidade de uma prática que vinha da tradição judaica. Graças ao batismo, qualquer núcleo familiar, nas suas várias configurações, é uma pequena Igreja, uma Igreja doméstica, conforme denominou o Concílio Vaticano II. Ela realiza em pequena medida o que toda a Igreja é chamada a realizar. Assim como a Igreja só se realiza plenamente na liturgia, também a igreja da casa precisa da liturgia para expressar-se de forma plena. O estilo de uma e de outra, no entanto, é diferente.

“Na casa a liturgia terá uma forma mais simples, essencial, mas por ela podemos escutar e meditar a palavra de Deus, erguer a Ele os nossos corações, partilhar o pão da nossa mesa em ação de graças, alegrar-nos com a presença de Jesus em nosso meio. Esta liturgia da casa ganha uma visibilidade especial neste momento em que só ela se oferece como lugar seguro de reunião”, explica Irmã Penha.

Subsídios para a Semana Santa em casa

Abaixo segue subsídios para cada celebração da Semana Santa a ser vivenciada em casa pelo núcleo familiar. Clique em cada arquivo e faça download.

A Diocese de Osório também motiva a todos a fazerem parte da Campanha nas redes sociais, publicando no Facebook ou Instagram, você e sua família celebrando em casa a Semana Santa.

Não esqueça de marcar a Diocese com @diocesedeosorio e use a #semanasantaemcasa, além disso marque a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes no Facebook e Instagram.

Ao longo da Semana compartilharemos na página da Diocese de Osório no Facebook às famílias unidas em oração na Semana Santa. Fique em casa! ??

Domingo de Ramos – Memória da entrada de Jesus em Jerusalém

Clique aqui:1-DOMINGO-DE-RAMOS